#temnovale, Eventos, Textos

Creators do Vale do Paraíba e Minha Opinião

creators

Tenho que começar esse post contando que sábado passado, 13/08, o Armindo (Blog do Armindo) em parceria com a Fábrica (agência de Youtubers do Vale do Paraíba) realizou o Creators do Vale, um evento maravilhoso que contou com vários painéis bem interessantes para criadores de conteúdo da região.

Aliás, eu tinha uma visão completamente diferente do Armindo antes do evento e graças a Deus os pré-conceitos estão aí para serem quebrados e que ótimo quando isso acontece!

Durante o evento foi muito discutido sobre o problema sem fim entre Creators X Empresas da região que não tem noção da importância que nós (criadores) temos. E realmente, esse é um problema no interior, mas, é um ponto que está melhorando e cada vez mais percebo algumas empresas mais modernas dando um pouco mais de atenção para blogueiros e Youtubers. Elas ainda podem não saber direito como fazer isso, mas estão aprendendo.

Agora, um problema que ao invés de diminuir está aumentando é a rixa ridícula Creator X Creator.

SIM.

Faz +/- 10 anos que entrei no mundo dos blogs e mais de 6 anos e meio que tenho o TPM Moderna junto com a Mari. É tempo pra caramba!

Em todos esses anos a coisa que mais me deixa desesperada e sem acreditar é o surgimento cada vez maior de intrigas/inveja/cópia/briga entre os que deveriam se ajudar.

Tem briga de quem quer mandar.

Tem briga de quem ganha mais jabá.

Tem briga de quem vai em mais eventos.

Tem briga de quem tem mais números.

Tem briga de quem tem mais parceiros.

Tem briga de quem tem mais amigos.

Só não tem briga por conteúdo porque por incrível que pareça, tem gente que finge que é creator mas não cria quase nada.

Deixa eu explicar uma coisa para os amiguinhos, aliás, duas:

  1. O outro blogueiro não é seu inimigo, ele é seu parceiro. Vocês não tem noção do tanto de troca de conhecimento pode acontecer em 5 minutos de conversa com outro blogueiro. Independentemente dos números dele ou do tempo que ele tem nesse meio.
  2. Se você está nesse meio pra ganhar convite pra evento e jabá faz favor de pegar o seu banquinho e sair de fininho porque CARA, VOCÊ TÁ MUITO ERRADO!

E, com esse tempo de experiência acho que tenho um pouquinho de direito de dar algumas dicas:

1- Não saia por aí pedindo tudo para todo mundo, muito menos de qualquer jeito. Você tem um Mídia Kit? Um email profissional? Tem pesquisa de público? Tem por escrito o seu projeto?

2- Não pegue a mania de ficar entrando em contato com toda empresa que o outro blogueiro conseguiu parceria. Isso te queima, queima o outro blogueiro e faz a empresa ficar com ainda mais nojo dos creators.

3- Não faça jabá (gratuito ou pago) de coisas e serviços que não se encaixam com a sua realidade e seus princípios. Exemplo: eu acho errado o comércio de animais e todo mundo que acompanha o blog sabe disso. Esses dias vieram me oferecer uma boa porcentagem para divulgar um canil. Eu aceitei? CLARO QUE NÃO. Eu precisava desse dinheiro? CLARO QUE SIM! Mas isso ia me queimar e queimar a empresa porque todo mundo ia sair xingando o canil ao invés de comprar cachorro. Princípios galera, princípios.

4- Vai fazer uma parceria profissional com outros blogueiros? Então não misture o pessoal com o profissional. NUNCA. JAMAIS. Existem pessoas que são muito gente boa mas que não tem nenhum engajamento para se tornar um parceiro profissional. Isso vale pra vida e não somente para o mundo dos blogs.

5- Não deixem que os outros influenciem a sua opinião sobre tal blogueiro. Sim gente, claro que tem um monte de blogueiro que eu não gosto, mas eu não gosto PORQUE EU NÃO GOSTO e não porque a amiguinha ficou falando merda dele pra mim. E infelizmente isso acontece demais entre blogs. Eu, inclusive, sou uma das odiadas, beijos.

6- A não ser que tenha te dado dinheiro por isso: VOCÊ NÃO É OBRIGADO A POSTAR NADA SOBRE O EVENTO QUE TAL MARCA TE CHAMOU! Gente, sério, não! É gostoso ir em evento? É! É legal as vezes postar sobre, postar vlog, enfim, pra mostrar para as leitoras? É! Só que nunca, jamais nessa vida, você deve achar que a marca está fazendo um favor de te chamar para o coquetel, VOCÊ QUE ESTÁ FAZENDO UM FAVOR INDO! Brinde não paga financiamento, aluguel, conta de luz… Você só é obrigado a postar alguma coisa se a marca te pagou por isso. Mas isso não quer dizer que você não pode postar nada sobre o evento. Apenas não tem obrigação.

E acho que por agora é isso.

Termino esse post desejando MUITO que mais eventos no estilo do Creators do Vale aconteçam na região.

E ah, se você é blogueiro ou youtuber do Vale do Paraíba e quer trocar uma ideia sobre esse mundo é só entrar em contato que a gente marca. É incrível o quanto de ideias podem sair disso ♥

 

 

 

 

Comments

comments

Gostou? Compartilhe: