Dicas, Receitas

TPM na cozinha: Pão Marieta

Huuuum, que delícia que é acordar e ter um pãozinho caseiro bem quentinho esperando a gente, né?
Eu não sei vocês, mas eu adoro me aventurar na cozinha e fazer receitinhas gostosas. No fim de semana postei foto no Instagram (@maribombonato – segue lá :D), dos meus pãezinhos que tinham acabado de sair do forno. Como várias pessoas pediram a receita, eu resolvi postar aqui e compartilhar com todo mundo o/.

Esse pão é receita da minha vó por parte de pai, que passou pra minha mãe, que passou para mim. E é super fácil de fazer e dá pra soltar a criatividade fazendo várias opções com essa massa. Mas o que eu mais gosto é de fazer o pão tradicional mesmo. Ele fica bem fofinho e essa receita rende 4 pães grandes, vamos lá?

Pão Marieta
Ingredientes:
– 3 colheres (sopa) de margarina
– 5 colheres (sopa) de açúcar
– 1/2 colher (sopa) mal cheia de sal
– Mais ou menos 1/2 xícara (chá) de óleo
– 1 ovo
– 50gr de fermento (próprio para pão)
– 1 copo de leite morno
– 1/2 copo de água morna
– 1kg de farinha de trigo

Modo de Preparo:
– Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo.
– Em uma tigela, despeje todo o conteúdo e misture tudo com a farinha.
– Misture bem com as mãos até formar uma massa bem homogênea.
– Sove a massa até ela se soltar das mãos, se for necessário adicione um pouco mais de trigo.
– Divida a massa em 4 partes iguais (cada uma será um pão), sove mais um pouco e modele do jeito que desejar (se preferir pode colocar em uma forma de bolo inglês, por exemplo).
– Acomode-os em 1 ou 2 assadeiras (eu coloco 3 em uma grande e 1 em uma menorzinha) e deixe-os descansar até a massa crescer (tem uma dica logo mais falando como saber se está na hora de ir pro forno)
– Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos em 180º/200º ou até ficarem dourados. Quando começar a cheirar, logo é hora de tirar. Fique de olho para não pegar no fundo. 😉

Dicas:
– Pegue um pedacinho da massa, faça uma bolinha e coloque-a dentro de um copo com água. Quando ela subir, é porque está na hora de colocar os pães no forno. – truque legal, né? 😀
– Você também pode fazer pães menores e recheá-los de diversas formas, fica bem saboroso.
– Minha mãe costumava fazer uma trança doce com essa receita, basta adicionar gotas de chocolate ou frutas  cristalizadas quando a massa estiver pronta.

Vocês gostam de posts com receitinhas? Se sim, prometo sempre trazer alguma gostura aqui pra vocês  e com fotos melhores, porque quando eu resolvi fazer o post já não tinha mais pão pra contar história hahahaha.

Comments

comments

Gostou? Compartilhe: