Beleza, cabelo, Loira

Especial: loiras artificiais!

E chegou o grande dia: nossa postagem especial para as loiras! Já vou avisando que o post é longo, bem longo, já que eu juro que tentei fazer ele o melhor possível para que vocês pudessem tirar a maior parte de suas dúvidas.
Achei melhor colocar tudo em um só post para que todas as dúvidas sejam esclarecidas nele.
E caso alguma nova dúvida venha a surgir é só deixar nos comentários que eu responderei, ok?
Vou começar o assunto dizendo que eu decidi enloirecer para mudar. A vida inteira tive o cabelo castanho escuro, e, para mudar de verdade só mudando radicalmente a cor dos fios. Pensei, pensei, pensei e cheguei a conclusão de que queria fazer luzes e ficar loira aos poucos.

As descoloridas:

Meus cabelos:

O que faço:
– luzes (fiz duas vezes só até agora)

Produtos que uso:
– Shampoo, condicionador e creme de tratamento para cabelos descoloridos Hidrabel. Eu nunca havia ouvido falar dessa marca, mas me apaixonei pela super embalagem roxa e trouxe a linha toda. Resultado: adorei! O creme de tratamento faz milagres.
– Shampoo desamarelador para cabelos descoloridos Amend. De tanto ouvir falar dele resolvi comprar. Ele não deve ser usado diariamente e tira o amarelado/alaranjado dos fios gradativamente.
– Shampoo desamarelador para cabelos grisalhos Amend. Ele age mais rápido que o para cabelos descoloridos e deixa leves reflexos prateados no cabelo. Também não deve ser usado diariamente, mas mais abaixo eu vou contar o que faço.
– Shampoo cinza para cabelos grisalhos Nupill. Ele é bem mais concentrado que os outros shampoos que tenho. Ele é preto de tão roxo e dá um resultado muito melhor e com uma só aplicação.
– Creme de tratamento para cabelos descoloridos Vult. É bem pastoso e não hidrata tanto quanto o creme da Hidrabel, mas é muito bom.
– Leave in para cabelos descoloridos Vult. Ele é ótimo, rende horrores e não deixa o cabelo oleoso nem pesado.

Como eu uso:
– Eu lavo os cabelos todos os dias, logo, eu reveso assim: um dia uso a linha toda da Hidrabel. Shampoo, condicionador e creme de tratamento. São todos branquinhos, logo, não ajudam a desamarelar os fios, só hidratam. Outro dia uso algum dos shampoos desamareladores da Amend e misturo um pouquinho do shampoo cinza da Nupill na mão e passo tudo junto no cabelo. Aí uso o condicionador e o creme de tratamento da Hidrabel.
– Uma vez por semana faço banho de creme com o creme de tratamento da Vult. Deixo uns 20 minutos com touca térmica.
– Uso todos os dias o leave in da Vult.
– A cada 15 dias eu lavo os cabelos com o shampoo cinza da Nupill. Ele dá muito efeito e devemos deixar no cabelo de 5 a 15 minutos. Por ele ser muito concentrado eu recomendo não deixar o tempo máximo para não correr o risco de ficar com o cabelo cinza, ou branco, ou manchado.
– Carrego na bolsa uma queratina líquina em spray da Sillage para quando sinto que meus cabelos estão rebeldes.

Kelly Rossetto – 23 anos – Curitiba

“Eu faço mechas no tom Loiro violeta – ele é um tom não tão amarelo quanto o champagne mas não tão branco quando o acizentado… to amando essa cor, retoco de 3 em 3 meses em média.
Como faz pouco tempo, ainda não tenho foto real, essa é bem de quando eu saí do salão.
Quandro cresce um pouquinho de raíz fica mais bonito.”

Renata Pintaudi – 34 anos

“Sou “loira ” ja alguns anos, comecei com luzes e quando pecerbi ja tava descolorindo o fundo também, mas confesso que dá trabalho e judia do cabelo.Voltei a ser castanha mas não aguentei por muito tempo comecei a fazer luzes de novo e hoje mantenho assim, fundo natural e muuuitas luzes com papel sempre! Ah que quer ser loira não pode abrir mão de hidratação. Enfim,adoro ser loira!
As fotos que mandei são atuais, como estão meu cabelo agora, estou deixando crescer.
ah tenho um blog : http://letsgoshopping-renata.blogspot.com

Fabiana Guimarães – 33 anos

“O que faço nos cabelos: Mechas acinzentadas ,e como meu cabelo é meio “chapado”, não é liiiso mas é mucho,eu vivo fazendo cachos ,enrolo depois como um coque bem alto e quando vou sair eu solto e os cachos vão caindo ,dando volume e balanço ..eu adoro!
Blog: ORIGINAL CHIC http://fabianabibi.blogspot.com

Juliana Monteiro – 19 anos

“Sou loira a 1 ano e desde então são MUITOS cuidados. Como o loiro normalmente deixa os cabelos um pouco secos uso shampoo sem sal pq o sal agride o cabelo e resseca mais fácil, faço muita hidratação, eles precisam de pelo menos 1 hidratação semanal para protegerem os fios, devolvendo o brilho e a maciez. E no dia-a-dia coloco bepantol no meu condicionador ou creme de cabelo, pqê o bepantol ajuda MUITOO a deixar os cabelos mais hidratados e uso reparadores de pontas. É ser loira não é fácil!! Mais vale a pena ficar PODEROSA 😀
http://twitter.com/JuhMonteiiiro

Sylvia Santini – 21 anos

“Faço luzes platinadas com plaquete e papel alumínimo desde 2003, portanto eu preciso fazer uma hidratação ou máscara capilar de tempos em tempos. Geralmente eu faço uma máscara logo após pintar mesmo.
O cuidado diário que eu tenho é usar apenas shampoo neutro e sem sal (eu uso o da Nutriline que é o mais neutro que eu encontrei, mas já mandei manipular algumas vezes tb) e não uso condicionador (como o shampoo é neutro, não tem problema e não resseca pq não tem sal). Eu faço isso para não deixar laranja o cabelo, pq o sal vai escurecendo e manchando as luzes.
Tem que cuidar muito com os corantes nos shampoos, esse que eu uso é incolor, pq dependendo também pode dar uma leve “tingida” nas madeixas. Aqueles shampoos que encontramos por aí para cabelos tingidos, geralmente escurecem as luzes (tipo o Elseve, Seda e etc), pq eles colocam produtos muito agressivos na composição deles. O ideal quando o cabelo já está laranja, é usar shampoos específicos para tirar a pigmentação de cabelos brancos ou loiros, tipo o Blond Me da Bonacure (tem para loiros frios e loiros quentes) ou K.Pro Special Silver.
Uma boa dica também, para quem adora fazer chapinha e usa silicone reparador de pontas, use o mínimo possível! Isso tb vai deixando laranja com o tempo, principalmente quando combinados. Pra usar o reparador de pontas tem que ser depois de ter feito chapinha, só para tirar aquele frizz do cabelo, e bem pouquinho.

Blog: http://gotsin.wordpress.com

 Thaís Amanda 

Há 3 anos faço luzes,já pintei meu cabelo inteiro de loiro,e não gostei porque ficou meio loiro queimado,com castanho por baixo,já que não descolori,e meu cabelo natural é castanho claro.Esse foi o processo mais barato,depois que comecei a fazer luzes gastava 1 fortuna(em torno de 200) e das 5 vezes em que fiz o processo,não ficou do jeito que eu queria,=/
Por isso e nas minha atual condição financeira vou partir p 1 vermelho,q também já usei vermelhos fechados,mas dessa vez criarei coragem p usar 1 tom mais aberto.Eu ainda estou indecisa,claro,quem usa loiro muito tempo,acaba acostumando.Toda tinta de certa forma,assim como vermelho que algumas pessoas usam anos.Mas apesar de gostar muito do loiro,são muitos contras para ficar com as madeixas claras:descolorir,retocar raíz,a variação da cor(q pode ir do gema ovo ao loiro pálido que era o meu favorito).Espero não mudar de idéia mais,e abraçar o vermelho por enquanto,e dar um tempo para o loiro.”

_________________________________

Entrevista:
Para deixar o post muito mais legal resolvi fazer uma entrevista com a Bruna, do blog Tinta no Cabelo. Quem não conhece vale a pena dar um clique, o blog da Bruna é ótimo para quem está pensando em cortar ou pintar o cabelo e também para quem quer dicas de produtos para os fios.
A Bruna é cabelereira, maquiadora e artista plástica.


– Quando surgiu a ideia de criar o blog “Tinta no Cabelo”?

A idéia do Blog surgiu em 2006, por sugestão do meu “namorido” que já trabalhava com internet. Eu estava estudando Moda e morávamos em Floripa, ele sempre comentava que não fazia sentido eu juntar tanto papel e revista se eu podia armazenar todo tipo de informação em um blog. Eu já era cabeleireira mas na época não estava trabalhando. Então criei o TintanoCabelo (juro que foi o primeiro nome que me veio em mente!) e comecei a escrever sobre tudo que fazia parte da minha vida, como moda, cabelos e maquiagem. Quando criei o Tinta eu usava o wordpress, então hoje se procurar no google pelo Tintanocabelo vai ver que tem dois endereços – esse “das antigas” e o de hoje. A grande novidade é que estou mudando para Tintanocabelo.com.br e estou juntando os dois blogs em um só! Tudo com cara nova e bem mais organizado. Espero que todo mundo que acompanha meu trabalho goste da mudança!

– Em qual momento você decidiu “se libertar” do salão de beleza e entender melhor os cabelos para poder cuidar mais autonomamente do seu, sendo cabelereira?

Essa história começou bem cedo, quando eu estava com uns 15 anos, tinha mania de mexer nos cabelos em casa. As vezes dava certo as vezes não! De tanto fazer bobagens ( já aos 17 anos) minha mãe me obrigou a procurar um cursinho (bem fuleiro) para aprender o básico. E foi aí que eu realmente me apaixonei. Eu nunca gostei de freqüentar salão de cabeleireiro, eu gostava de mudar com muita freqüência e não tinha dinheiro para pagar todas minhas vontades…rsrs Então depois desse cursinho fui procurar me especializar e descobri que tinha muita gente como eu, que gostava de mudar os cabelos mas não sabia direito como fazer e nem tinha dinheiro para gastar com cabeleireiros.

– Depois que passou por essa mudança já fez algo errado no cabelo? O que?

Lógico! Acho que não existe ninguém nesse mundo que não tenha errado com seus cabelos!. Já escolhi cores que não combinavam com minha pele por exemplo! Eu tentei uma vez ficar loira platinada, mas esse look não é para mim.

– Quais dicas você daria para quem quer começar o processo de ficar loira? Por onde começar?

Primeiro veja se sua pele combina com o tom de loiro que vc tem imaginado. Uma dica boa é: Procure fotos de pessoas que tenham o cabelo que vc quer e compare a sua cor de pele com a delas! E sempre comece fazendo mechas, não tente começar por uma descoloração completa pois o resultado é quase sempre negativo.

– Na sua opinião quais são os melhores produtos para fazer a manutenção dos fios descoloridos? 

Escolha shampoo, condicionador e máscara de hidratação para cabelos descoloridos ou tingidos. Gosto muito dos produtos da L’oreal, Redken, Wella, Alfa Parf e Matrix.

– E quais os melhores produtos para usar no processo de descoloração?

Também gosto de usar pó descolorante e água oxigenada dessas mesmas marcas.

– O que fazer para que os fios descoloridos não fiquem amarelados ou alaranjados?

Sempre indico o uso de tonalizantes nos intervalos entre as colorações ou retoques de raiz. O uso de shampoo cinza ou violeta tb ajudam bastante!


– Existe diferença na manutenção de fios descoloridos platinados e acizentados? Quais?

Na verdade a unica coisa que muda é a cor do seu tonalizante!

– Qualquer pessoa pode/consegue ficar com os fios platinados? E acizentados?

Conseguir consegue, mas não é todo mundo que fica bem com eles. Cabelos muito grossos e escuros podem ficar muito danificados com o processo todo, e eu particularmente não gosto do resultado.

– Como entender a numeração nas caixinhas de tinta?

Existe uma estrela de cores usada para entender os reflexos e como fazer para neutraliza-los. Nos catálogos de coloração que tem nas lojas especializadas (até nos mercados tem) na última pagina tem a estrela que explica as cores daquela marca.
Não vou colocar a explicação para cada cor senão isso aqui vai virar um livro! rsrsr Lá no blog tem a estrela mais comum para as pessoas tirarem suas dúvidas http://tintanocabelo.blogspot.com/2009/12/mudar-cor-dos-cabelos.html

– De quanto em quanto tempo você sugere que as luzes sejam retocadas? E a tintura como um todo (se a pessoa tiver optado pela pintura total dos fios)?

Não existe uma regra para manutenção dos fios,pois existem muitos tipos de mechas e cada pessoa precisa de um tempo diferente. Se não tiver fios brancos fica mais livre, mas se tiver fios brancos o retoque acontece em média a cada 15/20 dias. Para a descoloração total (raiz até as pontas) acho que não fica bom passar de um mês.


– Qual é a sua recomendação de cuidados diários com os fios descoloridos?

Use shampoo e condicionador especificos p/ cabelos descoloridos. E sempre use um produto com proteção térmica antes de secar os fios. Eu defendo secar os cabelos sempre! Então não dispenso um bom produto antes do calor do secador.

– Quais são os ítens obrigatórios para quem quer fazer luzes ou descolorir por completo os cabelos em casa?

Pó descolorante + oxigenada de boa qualidade + tonalizante na cor desejada + máscara de hidratação intensa.

– O que não se deve fazer de jeito nenhum em fios descoloridos?

Esquecer da hidratação semanal. Quem descolore os fios fica dependente de tratamento. Então o uso de ampolas e cremes hidratantes e de reconstrução dos fios são indispensáveis.


– Existem maneiras seguras de transformar luzes acizentadas em platinadas ou vice e versa?

Sim! O mais seguro é procurar um profissional consciente e responsável. Caso vc já tenha alguma experiência com cores de cabelo, pode tentar a mudança alterando o tom do seu tonalizante. Mas precisa entender bem a estrela de cores.

– Para quem nunca foi loira você recomendaria começar aos poucos, com luzes em tonalidades menos contrastantes para o baque não ser grande?

Sim! Sempre indico mudanças suaves, sei que é preciso paciência mas o resultado é muito mais satisfatório!


– É possível fazer as luzes em um salão e caso depois não goste da tonalidade fazer algo nos cabelos para chegar na cor desejada, em casa?

Depende muito do que vc quer mudar. Se quiser escurecer, um tonalizante resolve. Mas se quiser clarear fica mais difícil. Se o cabelo estiver tonalizado, pode usar um shampo anti-resíduos ele ajuda a desbotar a cor dos cabelos.

– O que fazer ou qual cor passar caso não se queira que a tonalidade seja a dourada/acobreada? E para não ficar branco?

Precisamos de novo da estrela rsrsr Mas podemos usar os acinzentados, irisados e mates.

– O que fazer (ou pedir para a cabelereira fazer) para ter luzes platinadas? E acizentadas?

O mais seguro é levar foto de um cabelo parecido com o que vc quer! Se ela for uma boa cabeleireira deve entender facilmente o que é acinzentado ou platinado.


– Por fim, como é, e o que você faz nos seus cabelos hoje em dia?

Hoje meus cabelos estão em um comprimento médio todo repicado com franja longa. Acabei de usar um tonalizante Casting Gloss 432 que comprei em uma promoção no mercado! rsrrs Isso é pra vcs verem que mesmo sendo super entendida no assunto sou gente como agente!! rsrs Uso sempre bons produtos mas nem todos são muito caros.
Agora no meu banheiro tenho shampo de 5 e de 80 reais. Um do lado do outro! rsrs Hidrato os fios semanalmente. Sempre uso algum leave-in. Lavo e seco ( sem escovar) todos os dias!
Não fico mais que dois meses sem mudar a cor… mas não faço muitas mudanças radicais. Gosto de ter meus cabelos saudáveis antes de qualquer coisa.
O que nunca falta por aqui: Shampoo anti-resíduos, máscara de hidratação intensa (que age em 3 ou 5 minutos no máximo) e tonalizante.
A novidade são os produtinhos que gosto de chamar de mágicos, como sprays de brilho e finalizadores que ajudam muuito os cabelos ficarem bonitos o dia todo!
E é isso. Espero estar ajudando as futuras loiras entenderem melhor como funciona essa energia loira e todos os cuidados que é preciso ter. Pois o mais importante de tudo é conseguir fios loiros e saudáveis.

_________________________________
Dicas:
– Só resolva descolorir o seu cabelo se você amar do fundo do seu coração cuidar deles, sério. Esteja preparada para gastar com produtos especificos e para passar bastante tempo cuidando dos fios.
Só use produtos para cabelos descoloridos. Shampoo, condicionador, creme, leave in, enfim, tudo. Eles tem a formúla certa para o que o seu cabelo precisa.
Hidrate muito o seu cabelo. Eu tenho cabelos oleosos e mesmo assim faço hidratação de 20 minutos com touca térmica uma vez por semana. Se seus cabelos são secos prepare-se para mais tempo e mais dias de hidratação. A não ser que você queira parecer uma vassoura piassava. Além disso, a hidratação serve para ajudar os fios a não ficarem tão fracos.

– Se o seu cabelo natural é escuro (o meu por exemplo, é castanho escuro) prepare-se para correr atrás de todos os produtos roxos para cabelo que você encontrar nas lojas de cosméticos. Shampoos desamareladores são nossos melhores amigos já que os cabelos escuros tem maior tendência a puxarem para o vermelho e como os fios estão descoloridos, puxarão para o laranja. Como não queremos ficar loiranjas, corremos para os desamareladores, que são roxos.

– Siga sempre com muita atenção as recomendações de tempo das embalagens dos produtos que tiver essa informação (o shampoo cinza da Nupill, por exemplo) para não correr o risco de ficar com o cabelo manchado, cinza ou branco.
–  Lembre-se que vale a pena testar produtos, as vezes o que não dá certo comigo, dá certo com você e vice e versa. E vale lembrar também que nem sempre o mais caro é o melhor.

Evite usar secadores e chapinhas pois a descoloração já enfraquece bastante os fios e esses processos só pioram a situação. 


– Os shampoos desamareladores deixam o cabelo bem ressecado, portanto, dependendo do seu tipo de cabelo use o menos possível.

Sempre enxague muito bem os fios para tirar por completo os produtos do cabelo. Produtos que não são sem enxague não foram feitos para permanecerem no cabelo.

 
_________________________________
Produtos:

Os produtos que eu e as meninas usamos já estão elencados acima, mas vamos ver alguns produtos que podemos achar por aí para cuidarmos dos fios descoloridos? Acho importante vocês verem a embalagem porque fica mais fácil de identificar os produtos nas prateleiras. Vamos lá:

Aqui da minha cidade eu ainda não encontrei produtos Mix-Use, mas pelo que andei lendo pelos blogs essa linha é muito boa. Alguém já usou? (Mix-Use, manda pa cá, manda?)

Os produtos Amend estão do ladinho dos produtos da Nupill na minha preferência. Não são caros e são ótimos. Como já disse, eu uso os dois aí de cima e na minha concepção de mundo o para cabelos grisalhos (de embalagem cinza) dá um resultado mais rápido.

O shampoo cinza da Kert é o que dá resultado mais rápido por ser mais concentrado e mais forte. Por causa disso não dá pra usar só ele todos os dias porque o cabelo deve ficar um bagaço.

Essa provavelmente vai ser minha próxima aquisição: banho de brilho Keraton, da Kert também. O produto pode ser encontrado em 27 nuances e promete realçar a coloração dos cabelos, tonalizar das pontas às raízes, tratar profundamente, recuperar os fios quimicamente danificados e tratar e colorir os cabelos desbotados e sem brilho. Vou comprar alguma nuance entre pastel e prata para dar uma clareada a mais nos cabelos. Alguém já testou?

Outro que também nunca vi pra vender aqui. Foi o lançamento da Mac Paul na Hair Brasil 2010 e pelo que li nos blogs, é um ótimo produto. Pelo visto é estilo o shampoo cinza da Nupill, mais forte que os desamareladores da Amend, sabe?

Charis também não vi por aqui e na loja virtual que o site da empresa indica não tem o desamarelador. Alguém já usou ou sabe onde vende?

Tonalizante Color Touch Wella. Tem 47 nuances diferentes. Segue basicamente a mesma linha de utilidades que o banho de brilho Keraton, mas acredito que seja mais forte, mais “profissional” sabe? Mas posso estar enganada, claro.

Shampoo Silver L’oreal. É para o mesmo fim que o shampoo cinza da Nupill e deve custar mais que o dobro, já que é da L’oreal. Como não o testei não posso dizer qual é melhor.

Esse shampoo cinza da Nupill é meu amor. Resultado na primeira lavagem, fortíssimo, concentradíssimo e eu adorei ter descoberto ele na prateleira da loja de cosméticos. Eu super recomendo, só que cuidado para não ficar com o cabelo manchado, ele é bem forte.

Da linha Silver Blond da Vult eu só tenho o creme (do potinho aí da foto) e o leave in (do lado do potinho), e já falei deles lá em cima. A linha com certeza é mais em conta do que outras marcas, foi lançada tem pouco tempo e pelo menos o creme é menos concentrado do que os outros produtos desamareladores que eu tenho.

Não achei foto dos meus queridinhos produtos para cabelos descoloridos da Hidrabel. A embalagem é grande e roxa. Eles não são desamareladores.

_________________________________
Inspire-se:

Acho que extrema importância levar uma foto (ou um nome-referência) para a sua cabelereira quando resolver descolorir os seus fios para ela ter uma ideia de que cor você está falando. Mas lembre-me que é bem complicado chegar a essa cor logo na primeira vez que você descolorir, até porque, uma boa profissional vai recomendar que você vá aos poucos para danificar menos os fios e para você se acostuma com a nova cor do cabelo.

Brooklyn Decker – repararam que o cabelo dela está com partes alaranjadas? Shampoo desamarelador djá!
Lindsay Lohan – (o que são esses peitos caídos sem soutien?)
Devassa, digo, Paris Hilton – é a cara das loiras
Reese Witherspoon – linda e loira

Comments

comments

Gostou? Compartilhe: